Músico e compositor, José Xavier de Menezes nasceu em Nazaré da Mata, de onde se transferiu para o Recife na década de 1940, com o objetivo de trabalhar e estudar música.
Nas emissoras de rádio recifenses, atuou na orquestra do compositor Nelson Ferreira. Em seguida, juntamente com Capiba e o maestro Duda, fundou a Jaz Band Acadêmica, surgida em torno da Faculdade de Direito do Recife.
Em 1951, teve sua primeira composição (o frevo "Freio a Óleo") gravada pela Orquestra do Maestro Zacarias (Discos RCA). No reveillon em 1960/61, lançou no Recife sua própria orquestra.
O primeiro disco-solo da Orquestra de Zé Menezes ("O Frevo Vivo de Levino") foi lançado na década de 1970. Tem mais de 100 composições gravadas e é considerado um dos mais importantes compositores de frevo de Pernambuco.
Em 1978, participou do Festival Internacional de Jazz, em São Paulo, ao lado de nomes como Dizzy Gillespie e Astor Piazolla. Em 1996, sua orquestrou fez várias apresentações em Las Vegas, EUA, executando os ritmos nordestinos.
É bacharel em Direito, mas nunca exerceu a profissão de advogado.
Morreu, de câncer, no Hospital Memorial São José, Recife, na madrugada de 13 de novembro de 2013.




