Empresário e político, José Ermírio de Moraes nasceu em Nazaré da Mata, a 21/05/1900. Fundador e diretor da Federação da Indústria do Estado de São Paulo, comandou mais de 40 empresas em vários estados brasileiros e foi diretor-presidente do Grupo Votorantim.
Foi ministro da agricultura durante o governo João Goulart (1963), ocupando o cargo durante seis meses.
Em 1962, elegeu-se senador por Pernambuco, na chapa de Miguel Arraes (governador), Paulo Guerra (vice) e Barbosa Lima Sobrinho (que disputou mas perdeu a outra vaga ao Senado).
Nessa época, deu apoio financeiro para a criação, no Recife, do jornal Última Hora Nordeste, que começou a circular a 18/06/1962 com o objetivo de fortalecer as forças nacionalistas e foi o único jornal pernambucano a se posicionar contra o golpe militar que acabaria depondo o presidente Goulart.
No senado, presidiu as comissões de Ajustes Internacionais e Legislação (sobre energia atômica) e a de Agricultura, além de ter participado de várias outras. Durante o governo Jânio Quadros, chefiou a Representação Brasileira em Bonn.
Foi, ainda, presidente da Companhia Paulista de Estradas de Ferro; engenheiro estadual em Minas Gerais. Presidente do PTB e tesoureiro-geral do MDB.
Morreu a 09/08/1973, em São Paulo, onde residia.




