Ténico em mecânica e edificações, político, líder sindicalista, João Paulo Lima e Silva nasceu a 31 de outubro de 1952, em Olinda. Começou ganhar a vida como modesto operário e logo projetou-se no sindicalismo e na política pernambucanos. Vereador do Recife em 1986, por três vezes foi eleito deputado estadual: em 1989, 1994 e 1998, sendo o deputado mais votado do Estado nestas duas últimas eleições.

Disputou, ainda, as eleições para a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes (1992) e do Recife (1996), obtendo a terceira colocação nas duas ocasiões. Em 1979, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Pernambuco, assumindo a presidência do partido em 1993.

Em 2000, foi eleito prefeito do Recife, derrotando uma poderosa máquina eleitoral comandada pelo então prefeito (e candidato a reeleição) Roberto Magalhães, pelo governador Jarbas Vasconcelos e pelo vice-presidente da República, Marco Maciel.

Sua militância sindical vem desde 1972, quando ingressou na Juventude Operária católica. Em 1984, tornou-se presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco e foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Estado.

Quando assumiu a prefeitura do Recife, na condição de primeiro prefeito da Capital oriundo da classe operária, cursava o terceiro ano de Economia, numa faculdade particular.

Em 2004, foi reeleito prefeito da cidade do Recife ainda no primeiro turno. Em 2010 tentou viabilizar sua candidatura ao Senado mas não obteve sucesso (o senador eleito foi Humberto Costa, de outra corrente do Partido dos Trabalhadares - PT) e acabou eleito deputado federal, o terceiro mais votado em Pernambuco.